Sempre me interessei por artesanato. Aliás, parece que é um mal de família. Minha mãe era exímia bordadeira (vocês poderão constatar isso quando eu postar aqui alguns de seus trabalhos). Aprendi a bordar ponto cruz quando era ainda menina e faço isso até hoje (há mais de 50 anos), além de bordar “needle point” e fazer alguns outros trabalhos manuais. Um dos meus irmãos, engenheiro, gosta de trabalhos com madeira, entalhes e faz isso muito bem. Meu marido, professor de educação física aposentado, sempre gostou de trabalhar com madeira – nos últimos anos tem feito belas peças com palitos de bambu (de churrasco) e trabalhos em marchetaria. A família foi aumentando e vieram outros artesãos ... bem isso vocês poderão ver à medida em que eu for postando aqui.

Decidi mostrar neste blog uma família de artesãos, que não vive de artesanato, mas sempre está envolvida com esse trabalho.

Entrem e se divirtam conosco.

Podem deixar seus comentários, que serão sempre bem vindos.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Um pequeno esportista

Mais um quadrinho para a porta de maternidade. Foi feito por mim para o filhinho de uma amiga, o Marco Antonio, hoje com dois anos. Adoro brincar com essas miudezas e aproveitá-las para alegrar os outros. Hoje o quadro enfeita o quarto dele.

As bolas, chuteiras e luva de box eram chaveiros, comprados no bazar chinês perto de casa. O uniforme e o boné - de feltro - foram feitos por mim. Montei o boneco com feltro e cordões e bordei o nominho dele em ponto cruz. Os sapatinhos foram aproveitados de um velho cartão de natal. Não é uma bela reciclagem? 

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Réplica da Igreja Matriz

Trindade é uma cidade goiana, próxima da capital Goiânia, famosa pela Festa do Divino Pai Eterno, que leva milhões romeiros à Basílica, na maior manifestação religiosa do Estado. Os fiéis agradecem e pedem milagres na romaria. O público abrange cerca de dois milhões de pessoas que participam das procissões e missas campais.

Mostro aqui mais um trabalho do meu cunhado, Edmar Jardim: a réplica da Igreja Matriz de Trindade, inaugurada em 1912. Esta não é a igreja onde se realiza a festa do Divino atualmente.


Atentem para o cuidado com os detalhes (vou colocar aqui uma pequena foto da Igreja, para vocês compararem).

Quadro em ponto cruz

Este quadro foi bordado em ponto cruz pela minha filha Lígia Jardim Cury, que é fisioterapeuta, para colocar em sua clínica em 2004. Logo que se formou ela trabalha mais com fisioterapia para atletas, tendo acompanhado equipes da seleção brasileira de basquetebol feminino em vários torneios nacionais e internacionais.
Paralelamente a essa atividade, ela gosta muito de trabalhos manuais, bordado, de customizar peças para seu uso e de sua filhinha. Vocês verão alguns trabalhos dela por aqui.


Detalhe do quadro

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Uma paisagem em ponto miudinho

Logo que minha mãe começou a bordar meio ponto (needle point), há mais de 25 anos, eu também comecei. Tenho alguns trabalhos feitos com tela grossa (tapetes, quadros) e lã, mas só há coisa de um ano resolvi bordar em tela bem fina, com linha Anchor Moliné (com dois ou três fios, conforme o desenho). Minha cunhada me trouxe da França alguns quadros (tela pintada) e eu coloquei as mãos à obra. Eu fico feliz quando vejo um trabalho pronto, mas se os comparo com os de minha mãe (que era especialista) vejo que ainda tenho muito a praticar e aprender.


Este quadro foi o primeiro feito com linha fina que terminei. Usei linha Anchor Moliné (muitas cores e tons).
Para dar uma idéia do trabalho, cada cm2 tem 80 pontos. Este tem 23 cm de largura x 17 cm de comprimento.
Para quem borda ponto cruz, não é tão difícil. Tenho mais alguns que mostro depois. 

"Anchor Mouliné é produzido a partir de fibras extra longas de algodão do Egipto da mais alta qualidade e composto por 6 fios de espessura uniforme, cada um pode ainda ser dividido em 2 cabos.
Esta construção dá ao Mouliné uma extrema versatilidade e a possibilidade de ser utilizado em todos os tipos de bordados, ideal para ponto de cruz e em vários tipos de tecido, pode igualmente ser utilizado em bordados livres, pontos contados e meio ponto. Por esta razão é a linha preferida em todo mundo.
O fio de algodão revela um brilho soberbo, suavidade única e um reflexo de luz intensa devido às suas fibras longas de algodão do Egipto e à sua mercerização dupla. Uma vasta selecção de cores, duráveis e resistentes a altas temperaturas, completam as suas fantásticas características."

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Gaiola em madeira

Meu irmão Isaias viu em uma loja no Shopping Iguatemi uma belíssima gaiola feita em madeira. A peça, antiga, estava bem deteriorada e com pedaços faltando. Entretanto, era possível visualizar sua beleza. O dono da loja não sabia a proveniência da peça e nem queria vender. Ele pediu então permissão para fotografar a gaiola e o fez de vários ângulos.
Decidiu confeccionar uma igual e fez um projeto, calculando as dimensões e material necessário (ele é engenheiro mecânico e trabalha atualmente com consultoria em bioenergia).
Comprou uma prancha de cedro rosa, levou a uma marcenaria, que cortou em pedaços menores, e começou a trabalhar.
Foram meses de trabalho manual, usando serrinhas, estiletes, facas, recortando, lixando, até que ficou pronta! Vejam que coisa mais linda!



É preciso atentar para os recortes, todos feitos manualmente e trabalhados pacientemente até que ficassem iguais.


Aqui, mais detalhes dos recortes e das portas.

Qualquer dia desses eu mostro mais alguns trabalhos dele.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mais uma foto restaurada

Mais um minucioso  trabalho realizado por meu irmão Lucas, que restaurou esta bela foto antiga. 
A gente pensa que, por ser digital, este é um processo mecânico milagroso. Na verdade, o tratamento digital requer muita perícia e atenção do restaurador. Além de saber usar os programas de computador, ele precisa saber equilibrar a restauração e lhe dar um senso estético que a distingue das demais.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Oratório

O trabalho que mostro hoje é um oratório feito pelo Erasmo para a cunhada dele.

Confeccionado com palitos de churrasco (ele usa aqueles de bambu, que são mais resistentes e dão uma aparência melhor). Lixa um a um e vai colando, até dar o formato que quer. Depois de pronta, a peça é envernizada. Os encaixes da porta e janelas é feito com cavilhas feitas com o próprio palito, dispensando o uso de pregos ou parafusos. Vejam os detalhes nas portas.
O arremate arredondado na parte superior da frente é feito em madeira.