Aqui é uma réplica do Grupo Escolar 19 de Março, onde ele estudou, e também o meu marido, nos anos 1950. O legal dos trabalhos é que sempre retratam um lugar que fala ao coração dele.
Olhando pra isso me deu uma "baita" saudade do meu Grupo Escolar Maria Tereza, em São João del-Rei, MG. O prédio era um sobradão e havia duas escadas: uma interna, de assoalho encerado e corrimão de ferro, a outra de alvenaria, que dava diretamente para o páteo. As salas de aula eram também assoalhadas, com grandes janelas com venezianas por onde adentrava muita claridade e ventilação. Tinham cortinas de algodão brancas para os dias de sol. Havia árvores, jardim, um belo páteo cujo muro dava para os fundos da Igreja de São Gonçalo, com seu cemitério - bem pequena, aos 7 anos, eu ficava com as amigas olhando pelo muro para ver se via algum fantasma (santa ingenuidade!). Havia os funcionários necessários e ótimas professoras e professores (eu me lembro mais de D. Mercês Azevedo, mestra dedicada que me ensinou a ler e escrever). Tudo era limpo e organizado e a diretora estava sempre presente. As carteiras tinham pés de ferro parafusados ao chão e serviam a duas crianças cada, com seus bancos e encostos em madeira ripada. Eram envernizadas e embaixo tinham uma prateleira onde colocávamos o material: livros, cadernos etc.
Há muitos anos não vou lá, mas uma amiga me disse que ele está agora desativado. Que pena! Muitos sanjoanenses ali estudaram e ele merece uma restauração.
Justo o que eu procurava sobre corrimão de ferro e serralheria bh. Muito obrigada!
ResponderExcluir