Sempre me interessei por artesanato. Aliás, parece que é um mal de família. Minha mãe era exímia bordadeira (vocês poderão constatar isso quando eu postar aqui alguns de seus trabalhos). Aprendi a bordar ponto cruz quando era ainda menina e faço isso até hoje (há mais de 50 anos), além de bordar “needle point” e fazer alguns outros trabalhos manuais. Um dos meus irmãos, engenheiro, gosta de trabalhos com madeira, entalhes e faz isso muito bem. Meu marido, professor de educação física aposentado, sempre gostou de trabalhar com madeira – nos últimos anos tem feito belas peças com palitos de bambu (de churrasco) e trabalhos em marchetaria. A família foi aumentando e vieram outros artesãos ... bem isso vocês poderão ver à medida em que eu for postando aqui.

Decidi mostrar neste blog uma família de artesãos, que não vive de artesanato, mas sempre está envolvida com esse trabalho.

Entrem e se divirtam conosco.

Podem deixar seus comentários, que serão sempre bem vindos.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Um "saloon" do Velho Oeste americano

Hoje eu sou mostrar para vocês um trabalho que é feito pelo meu marido. Ele usa palitos de churrasco (de bambu, que é mais resistente) e vai montando todo tipo de objetos. É um trabalho minucioso e paciente, pois ele é perfeccionista e faz questão que fiquem todos bem alinhados.


Este é uma réplica de um saloon (ele é apaixonado por filmes de cowboy). Olhando assim, de frente, não parecer ter muita coisa, não é?  Só preciso explicar que é todo desmontável e esta parte da frente sai, para que se possa ver o interior.
As colunas foram feitas com um palito japonês, que eu encontrei numa loja de utensílios domésticos. Todas as portas e janelas se abrem e têm pequenas dobradiças feitas com arame.

Nesta foto foi tirada a parte da frente e pode ser visto o interior. Tudo foi feito por ele. Reparem no piano, com seu banquinho, o pequeno palco, onde se apresentam as dançarinas, o bar (com o fundo espelhado) e o mobiliário. A única coisa comprada aqui foram as garrafas de bebidas, que ele comprou em uma loja de artesanato (apesar de ter esculpido algumas em madeira para dar mais volume e eu fiz os rótulos no computador.).
A escada que aparece à esquerda é que leva à sacada, que aparece na parte dianteira.
Além disso, ele fez a luminária, com uma argola de cortina, palitos e pequenas lâmpadas de árvore de natal.

Erasmo e o neto Felipe dandos os últimos retoques.

Esta foto dá uma idéia do trabalho como um todo. A parte redonda é o palco que fica ao lado do piano.

O que vocês acham? Eu gosto muito desta peça, mas ainda vou mostrar outras por aqui.

2 comentários:

  1. MARAVILHOSO!!!!!!!!
    eSTOU ENCANTADA! TUDO LINDO DEMAIS!!!
    IRENE...QUE ARTISTA HEIM? SEU MARIDO TEM UM TALENTO ENORME...OLHA ESTOU ENCANTADA MEEEESMO...NÃO TENHO NEM PALAVRAS PARA EXPRESSAR O QUE SINTO...
    PARABÉNS! AO SEU MARIDO...MIL VEZES, PARABÉNS!
    BJS
    TINA (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  2. Oi Tia! Lindo esse novo blog.
    Fico orgulhosa do talento da família! Tá tudo muito lindo! E isso é só uma provinha, sugiro os desenhos do Deco, as talhas e aquarelas do Isaías, os trabalhos da Tia Lígia, da Liginha, da Adriana... Ufa! Preciso aprender alguma coisa para não passar vergonha!
    Beijos para todos,
    Juliana

    ResponderExcluir