Sempre me interessei por artesanato. Aliás, parece que é um mal de família. Minha mãe era exímia bordadeira (vocês poderão constatar isso quando eu postar aqui alguns de seus trabalhos). Aprendi a bordar ponto cruz quando era ainda menina e faço isso até hoje (há mais de 50 anos), além de bordar “needle point” e fazer alguns outros trabalhos manuais. Um dos meus irmãos, engenheiro, gosta de trabalhos com madeira, entalhes e faz isso muito bem. Meu marido, professor de educação física aposentado, sempre gostou de trabalhar com madeira – nos últimos anos tem feito belas peças com palitos de bambu (de churrasco) e trabalhos em marchetaria. A família foi aumentando e vieram outros artesãos ... bem isso vocês poderão ver à medida em que eu for postando aqui.

Decidi mostrar neste blog uma família de artesãos, que não vive de artesanato, mas sempre está envolvida com esse trabalho.

Entrem e se divirtam conosco.

Podem deixar seus comentários, que serão sempre bem vindos.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Gaiola em madeira

Meu irmão Isaias viu em uma loja no Shopping Iguatemi uma belíssima gaiola feita em madeira. A peça, antiga, estava bem deteriorada e com pedaços faltando. Entretanto, era possível visualizar sua beleza. O dono da loja não sabia a proveniência da peça e nem queria vender. Ele pediu então permissão para fotografar a gaiola e o fez de vários ângulos.
Decidiu confeccionar uma igual e fez um projeto, calculando as dimensões e material necessário (ele é engenheiro mecânico e trabalha atualmente com consultoria em bioenergia).
Comprou uma prancha de cedro rosa, levou a uma marcenaria, que cortou em pedaços menores, e começou a trabalhar.
Foram meses de trabalho manual, usando serrinhas, estiletes, facas, recortando, lixando, até que ficou pronta! Vejam que coisa mais linda!



É preciso atentar para os recortes, todos feitos manualmente e trabalhados pacientemente até que ficassem iguais.


Aqui, mais detalhes dos recortes e das portas.

Qualquer dia desses eu mostro mais alguns trabalhos dele.

3 comentários:

  1. Oi Irene
    Mas que maravilha!!!
    Ficou belíssima! seu irmão é um artista...parabéns!
    estou encantada!
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga...
    Que perfeição!
    Parece um palácio e não uma gaiola...
    Lindo
    Beijos, um domingo colorido.
    Lenita Vidal

    Ah! Não esqueci que prometi uma xícara linda, estou pintando, aguarde...

    ResponderExcluir
  3. ola...
    Confesso que não é primeira vez que te visito,mas hj resolvi deixar um beijo e dizer que essa gaiola é uma obra de arte.
    Parabéns ao artista.
    Romelia Delfino

    ResponderExcluir