Sempre me interessei por artesanato. Aliás, parece que é um mal de família. Minha mãe era exímia bordadeira (vocês poderão constatar isso quando eu postar aqui alguns de seus trabalhos). Aprendi a bordar ponto cruz quando era ainda menina e faço isso até hoje (há mais de 50 anos), além de bordar “needle point” e fazer alguns outros trabalhos manuais. Um dos meus irmãos, engenheiro, gosta de trabalhos com madeira, entalhes e faz isso muito bem. Meu marido, professor de educação física aposentado, sempre gostou de trabalhar com madeira – nos últimos anos tem feito belas peças com palitos de bambu (de churrasco) e trabalhos em marchetaria. A família foi aumentando e vieram outros artesãos ... bem isso vocês poderão ver à medida em que eu for postando aqui.

Decidi mostrar neste blog uma família de artesãos, que não vive de artesanato, mas sempre está envolvida com esse trabalho.

Entrem e se divirtam conosco.

Podem deixar seus comentários, que serão sempre bem vindos.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Uma paisagem em ponto miudinho

Logo que minha mãe começou a bordar meio ponto (needle point), há mais de 25 anos, eu também comecei. Tenho alguns trabalhos feitos com tela grossa (tapetes, quadros) e lã, mas só há coisa de um ano resolvi bordar em tela bem fina, com linha Anchor Moliné (com dois ou três fios, conforme o desenho). Minha cunhada me trouxe da França alguns quadros (tela pintada) e eu coloquei as mãos à obra. Eu fico feliz quando vejo um trabalho pronto, mas se os comparo com os de minha mãe (que era especialista) vejo que ainda tenho muito a praticar e aprender.


Este quadro foi o primeiro feito com linha fina que terminei. Usei linha Anchor Moliné (muitas cores e tons).
Para dar uma idéia do trabalho, cada cm2 tem 80 pontos. Este tem 23 cm de largura x 17 cm de comprimento.
Para quem borda ponto cruz, não é tão difícil. Tenho mais alguns que mostro depois. 

"Anchor Mouliné é produzido a partir de fibras extra longas de algodão do Egipto da mais alta qualidade e composto por 6 fios de espessura uniforme, cada um pode ainda ser dividido em 2 cabos.
Esta construção dá ao Mouliné uma extrema versatilidade e a possibilidade de ser utilizado em todos os tipos de bordados, ideal para ponto de cruz e em vários tipos de tecido, pode igualmente ser utilizado em bordados livres, pontos contados e meio ponto. Por esta razão é a linha preferida em todo mundo.
O fio de algodão revela um brilho soberbo, suavidade única e um reflexo de luz intensa devido às suas fibras longas de algodão do Egipto e à sua mercerização dupla. Uma vasta selecção de cores, duráveis e resistentes a altas temperaturas, completam as suas fantásticas características."

Nenhum comentário:

Postar um comentário