Sempre me interessei por artesanato. Aliás, parece que é um mal de família. Minha mãe era exímia bordadeira (vocês poderão constatar isso quando eu postar aqui alguns de seus trabalhos). Aprendi a bordar ponto cruz quando era ainda menina e faço isso até hoje (há mais de 50 anos), além de bordar “needle point” e fazer alguns outros trabalhos manuais. Um dos meus irmãos, engenheiro, gosta de trabalhos com madeira, entalhes e faz isso muito bem. Meu marido, professor de educação física aposentado, sempre gostou de trabalhar com madeira – nos últimos anos tem feito belas peças com palitos de bambu (de churrasco) e trabalhos em marchetaria. A família foi aumentando e vieram outros artesãos ... bem isso vocês poderão ver à medida em que eu for postando aqui.

Decidi mostrar neste blog uma família de artesãos, que não vive de artesanato, mas sempre está envolvida com esse trabalho.

Entrem e se divirtam conosco.

Podem deixar seus comentários, que serão sempre bem vindos.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Oratório

O trabalho que mostro hoje é um oratório feito pelo Erasmo para a cunhada dele.

Confeccionado com palitos de churrasco (ele usa aqueles de bambu, que são mais resistentes e dão uma aparência melhor). Lixa um a um e vai colando, até dar o formato que quer. Depois de pronta, a peça é envernizada. Os encaixes da porta e janelas é feito com cavilhas feitas com o próprio palito, dispensando o uso de pregos ou parafusos. Vejam os detalhes nas portas.
O arremate arredondado na parte superior da frente é feito em madeira.

4 comentários:

  1. Minha nossa!!!!!! Que lindo esse oratório!!!!!
    Como faço pra comprar um desse??????
    Além de amar olhar, conhecer e também fazer artesanatos e trabalhos manuais, eu admiro muito quem faz, pois além de belos, criativos, diferentes de quaisquer outros, também trabalhamos a mente e reciclamos, ajudamos a natureza!! Nossa, AMEI!!!!

    Me respondo por favor!!!!?????!!!!!
    Quanto custa um desse????

    Obrigada, bom dia, bom ano!!!
    Samira M Santos
    samirams.gs@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queria o passo a passo se possivel gostei muito dessa peça e eu mesmo queria produzir a minha agradeço pelo prazer de poder reproduzir sua ideia
      elianfrutuoso@hotmail.com

      Excluir
  2. maravilhoso, vc vende ou teria o passo a passo?

    ResponderExcluir
  3. Vc poderia nos ensina e muito lindo esse trabalho eu amei..e queria aprender fazer no passo a passo

    ResponderExcluir