Sempre me interessei por artesanato. Aliás, parece que é um mal de família. Minha mãe era exímia bordadeira (vocês poderão constatar isso quando eu postar aqui alguns de seus trabalhos). Aprendi a bordar ponto cruz quando era ainda menina e faço isso até hoje (há mais de 50 anos), além de bordar “needle point” e fazer alguns outros trabalhos manuais. Um dos meus irmãos, engenheiro, gosta de trabalhos com madeira, entalhes e faz isso muito bem. Meu marido, professor de educação física aposentado, sempre gostou de trabalhar com madeira – nos últimos anos tem feito belas peças com palitos de bambu (de churrasco) e trabalhos em marchetaria. A família foi aumentando e vieram outros artesãos ... bem isso vocês poderão ver à medida em que eu for postando aqui.

Decidi mostrar neste blog uma família de artesãos, que não vive de artesanato, mas sempre está envolvida com esse trabalho.

Entrem e se divirtam conosco.

Podem deixar seus comentários, que serão sempre bem vindos.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Faiança

Hoje eu quero mostrar um trabalho que é feito pela minha cunhada Denise Alves Macedo. Professora de História, ela lecionou durante 10 anos em escolas secundárias de Campinas, SP. Ao deixar as aulas, decidiu aprender pintura em Faiança, atividade a que se dedica desde 1995.
As duas peças que apresento aqui fizeram parte de uma exposição individual que ela fez em Piracicaba, no Centro Cultural Martha Watts, em maio de 2005.
Continua pintando até hoje, tendo se aprimorado bastante. Outros posts virão para encantamento de todos.
Foto: Lucas Macedo

A faiança é uma forma de cerêmica branca, que possui uma massa cerâmica menos rica em caulim do que a porcelana e é associada a argilas mais plásticas. São massas porosas de coloração branca ou marfim e precisam de posterior vitrificação. As peças de faiança são fabricadas a temperaturas inferiores a 1250 °C e caracterizam-se pela menor resistência do que as porcelanas e o grés. Seus produtos incluem aparelhos de jantar, aparelhos de chá, xícaras e canecas, peças decorativas etc. A indústria de louça de faiança fina teve seu maior desenvolvimento no Brasil  no início do século XX.

Um comentário: